Av. do Café, 688 - Vl Guarani - São Paulo - (11) 2275-4651

“O Sentido Espiritual da Liturgia”

Em preparação para a Páscoa foi iniciado um trabalho de ensinamento “O sentido espiritual da Liturgia” para um aprofundamento dos paroquianos em relação a celebração da Santa Missa.

                            Introdução:
“Somos atraídos pelo desejo que Ele tem de nós”. (Carta ApostólicaDesiderio Desideravi)
-“Na Última Ceia, na noite em que foi entregue, nosso Salvador instituiu o Sacrifício Eucarístico de Seu Corpo e Sangue. Pode Ele, perpetuar pelo séculos, até que volte, o Sacrifício da
 Cruz,confiando à Igreja, sua amada Esposa, o memorial de Sua Morte e Ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculode caridade, banquete pascal, em que Cristo nos é comunicado em alimento, a alma se enche de graça e nos é concedido o penhor da glória futura”. (Concílio Vaticano II-Sacrossanctum Concilium, n.47).

A maneira de cada um participar da missa pode ser diferente, pois depende da fé que cada vive e do nível de formação na fé na doutrina católica. Fazemos muitas coisas sem saber o porquê e para quê. Para participar da missa com fé e alegria, além da sua formação catequética básica, devemos conhecer, compreender e experimentar todas as etapas da lituragia. Somente amamos de verdade o que verdadeiramente conhecemos.

-A palavra LITURGIA significa, originariamente, “serviço de e em favor do povo”. Na tradição cristã, significa que o povo de Deus faz parte da “obra de Deus” (CIC, 1069). Cristo, o Senhor, realizou a obra da redenção humana e é esse o mistério que a Igreja “anuncia e celebra na sua liturgia a fim de que os fiéis vivam dele e deem testemunho dele no mundo” (CIC, 1068).

-A liturgia é o ápice para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte de onde emana toda a sua força. (…) Tem de ser precedida pela evangelização, pela fé e pela conversão; pode então produzir seus frutos na vida dos fiéis: a vida nova segundo o Espírito, o compromisso com a missão da Igreja e o serviço da sua unidade” (CIC, 1072).

-A palavra MISSA vem do latim “missia”, que significa despedida ou envio. E quando os catecúmenos (os que se preparavam para o Batismo) saíam antes do início da Liturgia Eucarística o celebrante os despedia. Dessa forma, toda Celebração Eucarística acabou por ser denominada missa.

-A missa é dividida em quatro partes principais: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos Finais.

Texto e Imagens: PASCOM

 

 

 

 

Add Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *