VIVER O JUBILEU 2025 (de 24/12/2024 a 06/01/2026)
O Jubileu é um Ano Santo.
Tem inspiração bíblica em Lv 25,8ss que previa a ocorrência de um “jubileu” a cada 50 anos, quando dívidas pendentes deveriam ser perdoadas, e as propriedades restituídas aos seus donos.
Dessa vez, o Jubileu proclamado pelo Papa Francisco com a Bula: “A esperança não decepciona” (cf. Rm 5,5), celebra os 2025 anos da Encarnação de Jesus Cristo, com o lema “Peregrinos de esperança”.
“Devemos manter acesa a chama da esperança dentro de nós e levar a sua luz na escuridão de um mundo dividido e ferido, um mundo afetado por numerosos conflitos e que vê milhões de pessoas sofrerem e morrerem” (Papa Francisco).
No logotipo, as quatro figuras estilizadas e voltadas para cruz em forma de âncora, indicam que o amor redentor de Cristo é o núcleo do bem que os povos buscam.
Durante o ano, a Igreja nos convida a peregrinarmos aos santuários designados na Arquidiocese para ‘lucramos’ a Indulgência plenária como dom espiritual do Ano Santo.
A Indulgência nos permite a remissão total e plena das marcas que os pecados, mesmo já confessados, deixam em nossa vida.
Afirma o Papa: “A indulgência permite-nos descobrir como é ilimitada a misericórdia de Deus”.
Deus sempre tem esperança na nossa verdadeira e santa conversão.
Para receber a Indulgência, devemos participar da Santa Missa, ou da Via-Sacra e/ou Liturgia das Horas.
Além de cumprir as condições especiais para estar em estado de Graça:
- Confissão sacramental
- Comunhão Eucarística
- Oração pelas intenções do Santo Padre.
Evangelizando, participando de retiros espirituais e sendo solidários, também contribuímos para recebermos as Indulgências. “Ancorados em Cristo, (…) entramos no tempo da misericórdia e do perdão, para que a cada homem e a cada mulher seja aberto o caminho da esperança que não decepciona” (Papa Francisco).
Texto : PASCOM
Add Your Comment