A nossa Paróquia São João Batista realizou o Simpósio “Fraternidade e Educação”, nos dias 22 e 23 de março.
As reflexões e interações foram conduzidas pelo jovem casal de paroquianos Jefferson e Rosyane, com especialização em vários âmbitos no campo da Educação.
A programação foi enriquecida com testemunhos de paroquianos que atuam em Escolas públicas e particulares.
Fábia falou da importância de nunca desistir dos alunos e que, por isso, os reencontra conquistando vagas na USP e crescendo como bons cidadãos e profissionais. Flávia partilhou o efeito solidário que o bazar organizado para partilhar uniformes usados, provocou nas famílias.
Cláudia foi convidada a ser paraninfa de uma turma, porque sempre ajudava na solução de conflitos entre os alunos, convidando-os a serem construtores da paz, explicou.
Cristina leciona na periferia e contou que durante a pandemia chegou a dar aulas através de telefone fixo para um aluno que não tinha acesso à internet, impressionando e comovendo toda a família do adolescente.
Aloísio contou que após dois anos de cuidados com uma difícil turma, no dia da formatura um dos alunos pediu a palavra para dizer que, além dos conteúdos aprendidos, sentiria falta do “Vai com Deus, meu filho!”, que sempre dizia quando alguém se despedia no final da aula.
Enfim, testemunhos de gente que vive o “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).
O Simpósio, de fato, concretizou o objetivo geral da CF/2022: “Promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”.
Texto e imagens: PASCOM
Add Your Comment