Por Daniel Gomes 14 de outubro de 2021
O melhor controle da pandemia de COVID-19 em razão da maior quantidade de pessoas vacinadas tem impulsionado que nas paróquias da Arquidiocese de São Paulo mais fiéis participem das missas e das atividades pastorais, caritativas e de evangelização.
“É tempo de retomar uma participação mais plena na vida da Igreja, por meio da frequentação da missa dominical, dos sacramentos e das iniciativas pastorais. Ainda temos muitas pessoas com medo de sair de casa. Elas precisam ser visitadas e ajudadas a dar os passos que já são possíveis”, exortou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, em recente artigo publicado no O SÃO PAULO.
Nesta edição, apresentamos como seis paróquias de diferentes regiões episcopais da Arquidiocese têm intensificado suas ações com a volta das atividades presenciais.
ACOLHIDA E AÇÃO MISSIONÁRIA
“Cresce a cada domingo o número dos que vêm celebrar presencialmente”, assegura o Padre Ricardo Antonio Pinto, Pároco da Paróquia São João Batista, na Vila Guarani, Região Episcopal Ipiranga.
“Muitos estão vindo à Paróquia em busca de acolhida e equilíbrio diante dos impactos causados pela pandemia na vida pessoal, familiar e social. Estamos atentos aos que querem o ‘pão’ e a Palavra”, contou o Padre, recordando que na fase mais restritiva da pandemia foram mantidos os contatos remotos com as famílias e os idosos, as ações caritativas e houve a transmissão pela internet de celebrações, Catequese, encontros formativos e eventos.
“A reforma feita no interior da Igreja também trouxe maior conforto e segurança e está ajudando os paroquianos, pessoas que estão chegando, especialmente casais de noivos, a se sentirem acolhidos pela harmonia e beleza do ambiente”, disse.
Padre Ricardo afirma que tem destinado mais tempo para atendimentos presenciais de orientação espiritual e confissões, e há acompanhamento psicológico e terapia familiar por meio da Ação Social.
Há, ainda, o Projeto Solidário, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O projeto está atraindo vários colaboradores competentes e criativos em diversas áreas, inclusive com expressão ecumênica, e motivando os condomínios do bairro a realizarem campanhas de arrecadação de alimentos em favor das famílias auxiliadas”, disse o Padre.
A Paróquia já retomou todos os horários de missas aos fins de semana (uma delas é feita com linguagem específica para as crianças), bem como as atividades presenciais do Terço dos Homens, do grupo de oração e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Também o Encontro de Casais com Cristo e a Pastoral Familiar têm promovido lives mensalmente. “As redes sociais alimentadas pela Pascom [Pastoral da Comunicação] estão dando uma grande contribuição nessa retomada”, afirmou. “Na linha da ‘Igreja em saída’, a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt está voltando às famílias com novo impulso evangelizador, e os ministros extraordinários da Eucaristia recomeçaram a visitar os enfermos e idosos”, detalhou.
A Pastoral Familiar formou um grupo voltado aos casais que chegam à Paróquia, a fim de prepará-los para os sacramentos da iniciação cristã e o Matrimônio. Uma das consequências tem sido o aumento do número de casamentos celebrados.
A Catequese de adultos ainda é realizada de modo remoto. Já a preparação para a primeira Comunhão intercala momentos presenciais e on-line, assim como os encontros do grupo de adolescentes JBteen. Para os que se preparam para a Crisma, os encontros ocorrem presencialmente. “A Pastoral do Batismo também se reinventou nos encontros de preparação presenciais, com metodologia audiovisual e no maior número de possibilidades de datas para as celebrações”, afirmou o Sacerdote.
TEXTO: O SÃO PAULO, SEMANÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
https://osaopaulo.org.br/
Add Your Comment